CURADORIA

CELSO FREIRE

Celso Freire é um chef genuinamente brasileiro. Há mais de trinta anos ocupa um espaço importante como empreendedor e fomentador de novos projetos na gastronomia nacional. Seu talento e obstinação certamente o tornaram referência no assunto.

Hoje está à frente do seu próprio espaço de gastronomia, além de ter sido colaborador do curso Tecnólogo em Gastronomia PUCPR e professor do Centro Europeu por vinte anos.

Sua formação em Economia foi deixada de lado para se dedicar à Gastronomia quando foi inaugurado o Bourbon Curitiba Convention Hotel, o primeiro cinco estrelas da capital paranaense e sinônimo de sofisticação. Depois disso, integrou equipes de grandes nomes da gastronomia nacional, como Giancarlo Bolla e Laurent Suaudeau. Em 1990 foi convidado para assumir a cozinha da Embaixada Brasileira em Londres, quando era ocupada pelo casal Paulo Tarso e Lúcia Flecha de Lima. Neste período, esteve à frente de banquetes e jantares para as mais diversas personalidades mundiais. No ano seguinte, Celso voltou a Curitiba para inaugurar seu primeiro restaurante, o Boulevard. Trabalhou também na Itália com os premiados chefs Gualtiero Marchesi e Flavio Guigo.

Com um estilo muito particular e sólida formação nas gastronomias francesa e italiana (ambas de base clássica e qualidade indiscutível), Freire diversificou sua cozinha criativa e hoje desenvolve com maestria a inclusão de ingredientes típicos de várias regiões do Brasil em suas criações.

Em 2004 inaugurou em Curitiba o Zea Maïs, referência da gastronomia contemporânea na cidade. Celso Freire foi o chef responsável pela criação dos pratos, formação e treinamento constante da equipe.

Inaugurou em julho de 2014 o seu próprio espaço: Celso Freire Gastronomia. Junto com a esposa Cristiane e a filha Gabriela, organiza os eventos de forma personalizada. Nesta nova fase, o chef retorna à cozinha de forma intensa, cuidando de todos os detalhes.

As primeiras edições do Guia Veja Curitiba – o melhor da cidade, já colocaram o Restaurante Boulevard na primeira posição do ranking como o melhor de Curitiba. Ao longo dos anos, novas categorias foram incorporadas ao prêmio, e o Boulevard conquistou todas elas, incluindo melhor restaurante, melhor carta de vinhos, melhor francês e melhor chef. Já foi eleito Chef do Ano do Brasil, em 1995, concedido pelo Guia Quatro Rodas. O guia colocou o Boulevard como um dos dez melhores restaurantes do país e concedeu a cotação máxima das três estrelas, sendo, até hoje, o único restaurante do sul do pais a conquistá-las. Em 2009 inaugurou, no espaço antes ocupado pelo Boulevard, o Guega Ristorante, homenagem à grande cozinheira da familia e eleito o melhor italiano da cidade logo no primeiro ano de funcionamento.

 Também acumula prêmios locais, como o de Chef 5 estrelas, concedido pelo maior jornal do Paraná, Gazeta do Povo e Chef dos Chefs, em escolha feita entre os chefs do Estado do Paraná no Prêmio Bon Gourmet especial 10 anos.

GABRIELA NICKEL FREIRE

Algumas características pessoais são coisas que estão no sangue, no DNA, na essência – não tem como fugir. Foi assim com Gabriela Nickel Freire.

Inicialmente, fez faculdade de Direito. Mas a paixão pela cozinha pulsava e falou mais alto. Filha de um dos mais renomados chefs brasileiros, Celso Freire, seguiu o caminho do pai e fez sua primeira formação na PUCPR, em Tecnologia em Gastronomia. A especialização foi na Suíça, Swiss Higher Diploma in Culinary Studies, na Culinary Arts Academy Switzerland, em parceria com a renomada Cesar Ritz Colleges Switzerland.

Atualmente, aos 30 anos, Gabriela está como braço direito do chef no Espaço Gastronômico Celso Freire e por sua afinidade com Fernando de Noronha levou sua paixão pela cozinha até a ilha. Gabriela assina o cardápio do café da manhã das pousadas Maria Bonita e Maria Flor.